uso das máscaras

Liminar pede suspensão do decreto de Leite que desobrigava o uso de máscara por crianças

Neste sábado, uma liminar suspendeu o decreto do governador Eduardo Leite (PSDB) que desobriga o uso de máscaras por crianças em todo o Rio Grande do Sul. A autoria é da Associação de Mães e Pais pela Democracia, que alega que o Estado agiu de forma ilegal ao alterar o decreto. Ainda, solicita que o uso de máscara deve ser analisado de acordo com a realidade da pandemia em cada região do estado, argumentando que o quadro atual ainda possui alto número de infectados, superiores ao pico de casos de 2020, "quando se utilizava o enquadramento por bandeiras e todas as regiões foram classificadas na cor preta".

Santa-mariense será protagonista de nova campanha da Aapecan

O decreto em questão foi publicado no último dia 26, e altera as medidas de proteção contra a Covid-19 para o público infantil. De acordo com o documento, o uso de máscaras para crianças menores de 12 anos deixa de ser obrigatório no Rio Grande do Sul. Apesar de estar embasada em um parecer técnico, a decisão foi alvo de críticas pela comunidade científica e educacional.

Os argumentos de Leite têm parecer técnico assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Um dos pontos levados em conta para desobrigar o uso da máscara para as crianças entre 6 e 11 anos refere-se à falta de "evidências robustas" que comprovem o benefício da obrigatoriedade da utilização do material de proteção em algumas faixas etárias. Também foi considerada a capacidade dos pequenos de manipularem as máscaras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Semana será de chuva e queda na temperatura

Próximo

VÍDEO: santa-mariense será protagonista de nova campanha da Aapecan

Geral